Dentes do Siso

Os Terceiros Molares, popularmente conhecidos como dentes do siso ou dentes “do juízo” são os últimos dentes permanentes a erupcionarem (nascerem) na cavidade bucal, o que normalmente ocorre entre as idades de 17-25 anos.

        O que pode acontecer se um dente incluso não for removido?

          Os dentes inclusos normalmente são removidos por questões preventivas, para evitar que problemas futuros aconteçam como a pericoronarite (infecção local). Se não forem removidos, uma série de situações podem se instalar, a saber:

  1. Apinhamento de dentes adjacentes (os dentes vizinhos poderão “entortar”);
  2. Cárie no segundo molar;
  3. Formação de bolsa periodontal (perda óssea) entre o dente do siso e o segundo molar;
  4. Reabsorção das raízes do segundo molar;
  5. Dor;
  6. Aparecimento de cistos e tumores odontogênicos (alguns cistos e tumores se formam a partir do folículo pericoronário do dente incluso – tecido mole que envolve o dente, causando destruição óssea extensa);
  7. Fratura de mandíbula – a presença de um terceiro molar ocupa um espaço que deveria ser preenchido por tecido ósseo e, por essa razão, enfraquece a mandíbula, tornando essa região mais propensa a fraturas;
  8. Recidiva do tratamento (os dentes acabam entortando novamente).

          Portanto, mesmo que os dentes do siso inclusos não provoquem quaisquer sintomas, sua extração é recomendada para evitar problemas futuros.

        Como é o período pós-operatório?

          Após a extração dos dentes do siso o paciente será medicado com anti-inflamatórios e analgésicos por um período que varia de 3 a 5 dias, além de enxaguatório bucal específico. Antibióticos por vezes também se fazem necessários. A dor será controlada com o uso dessas medicações e o inchaço local com bolsas de gelo nos dois primeiros dias, e bolsas de água morna nos dias subsequentes. Sangramento discreto nas primeiras 24 horas após a extração é normal e será controlado a partir de compressão local com gaze. Áreas arroxeadas dentro da boca e sobre a pele também podem aparecer: são chamadas de equimose. Isso se deve a um pequeno acúmulo de sangue causado pela cirurgia, o que é normal. Essas áreas tendem a mudar de cor até desaparecer completamente em duas semanas. A alimentação nas primeiras 48 horas deverá ser fria ou gelada e o paciente retornará gradualmente a alimentação conforme conseguir. Esforço físico deve ser evitado por um período mínimo de 1 semana, assim como exposição ao sol.

          Agende conosco para saber se você precisa remover seus terceiros molares. Será um prazer atendê-lo!

Sobre

Versailles

Aqui o nosso foco é a sua saúde e o seu
bem-estar! 

+55 11 5082-1155

contato@clinicaversailles.com.br

Rua Pedro de Toledo 108, Sala 141 Vila Clementino | São Paulo | SP
CEP:04039-000