Problemas de ATM

O que é DTM?

          O termo “DTM” significa disfunção temporomandibular, e compreende uma série de alterações patológicas que acometem as articulações temporomandibulares (ATMs). Essas articulações estão localizadas bem à frente dos ouvidos e conectam a mandíbula ao crânio, permitindo a movimentação da cavidade bucal. Trata-se da articulação mais complexa do corpo humano, e assemelha-se bastante à articulação do joelho, que contém um menisco em seu interior.

O que o paciente sente?

          Na grande maioria das vezes, o paciente procura inicialmente um médico Otorrinolaringologista queixando-se de dor de ouvido. No entanto, como a ATM localiza-se bem a frente dessa estrutura, é comum o paciente confundir os sintomas e achar que a dor é proveniente do ouvido, e não da ATM. Além disso, podem estar presentes:  dores de cabeça, principalmente na região das têmporas; dor na região pré-auricular (à frente do ouvido) que com frequência irradia para os ouvidos e pescoço; fraqueza muscular; ruídos articulares (estalos); zumbido; dificuldade e dor ao abrir a boca.

Exames necessários

           Associado ao exame clínico, a tomografia computadorizada auxilia na identificação de alterações na porção óssea da ATM, enquanto que a ressonância magnética apresenta grande valor na detecção de alterações na forma e na posição do disco articular (também conhecido por menisco), identificação de inflamações e derrames articulares.

Tipos de Tratamento

          O tratamento das DTMs varia de caso a caso. Em algumas situações, o tratamento conservador é suficiente, o que inclui: Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios; utilização de placa miorrelaxante noturna; uso de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea); termoterapia – aplicação de calor úmido nas regiões inflamadas; agulhamento seco – semelhante à acupuntura; aplicação de toxina botulínica  (botox) nas regiões espessadas dos músculos da mastigação, reduzindo, assim, a tensão.

Em outros casos se faz necessário a associação do tratamento conservador ao tratamento cirúrgico. A Artrocentese e a Artroscopia são procedimentos minimamente invasivos que visam à lavagem da articulação, removendo-se inflamações, derrames articulares e adesões fibrosas. A artroscopia é uma cirurgia por vídeo, em que o cirurgião introduz uma pequena câmera no interior da articulação do paciente, sem realizar cortes no rosto. Normalmente esse procedimento é suficiente. Casos mais raros necessitam de outro tipo de cirurgia, como quando há a presença de cistos e tumores, corpos estranhos no interior da ATM, dentre outros. Casos mais severos de doenças degenerativas requerem a substituição da ATM por próteses de titânio. Essa condição é extremamente rara.

          As DTMs hoje em dia são muito comuns e uma grande parcela da população se queixa de dor articular, principalmente as mulheres (9 em cada 10 pacientes são mulheres!). Não permita que a sua rotina seja alterada por essa doença. Ela tem tratamento e nossa equipe está preparada para atendê-lo!

 

Sobre

Versailles

Aqui o nosso foco é a sua saúde e o seu
bem-estar! 

+55 11 5082-1155

contato@clinicaversailles.com.br

Rua Pedro de Toledo 108, Sala 141 Vila Clementino | São Paulo | SP
CEP:04039-000